Diário de escrita #3

No ano passado assisti um anime muito muito muito muito muito bom chamado Gekkan Shoujo Nozaki-Kun (que vocês podem assistir aqui de graça se quiserem) que conta a história de uma menina, Sakura, que é apaixonada por um cara que desenha mangás, o tal do Nozaki-Kun do título. Nozaki escreve mangá para garotas adolescentes e Sakura acaba virando assistente dele. Não se se vocês sabem como funciona o trabalho de uma pessoa que faz mangás, mas ao contrário das HQs de super-herói americanas, o autor desenha E faz o roteiro, mas tem alguns assistentes para ajudá-lo a fazer fundos, retículas e outros detalhes.

VOU ESCREVER SUA HISTÓRIA PARA VOCÊ!!!!!!!! (no caso, eu depois de ler um livro muito bom e meu personagem favorito se ferrar)

Enfim, a arte de desenhar e escrever mangá não vem ao caso, o que interessa é: EU NUNCA ME IDENTIFIQUEI TANTO COM UM CRIADOR DA FICÇÃO QUANTO COM O NOZAKI-KUN. Tem um episódio específico que ele está em próximo do seu prazo e basicamente morre, usando Salompas em seu pescoço, ombros, braços e cérebro (ok, essa última parte não, MAS QUERIA UM SALOMPAS¹ PRO CÉREBRO). Faltam duas semanas para minha deadline auto-imposta (vide o post mais útil dessa série) e esses últimos sete dias foram uma bagunça.

Vamos entrar na Tardis um minuto e voltar para quinta-feira passada. Comecei o dia como sempre, escrevendo 2000 palavras pela manhã e vim para o meu estágio. Vou estragar a magia, mas quinta é o dia que geralmente escrevo aqui e deixo tudo programado, então foi isso que fiz numa horinha vaga que surgiu (como estou fazendo agora). Aí voltei para casa, toda saltitante, jantei e quando abri o computador, senti a dor mais fela da mãe no meu braço direito e não conseguia levantar ele.

Segundo a Valéria, foi isso que minha mão fez (esse anime é Parasite – Maxim)

Uma pausa para dizer que sou canhota. ENTÃO POR QUE CACETES MEU BRAÇO DIREITO SEMPRE MORRE ANTES DO ESQUERDO? (aqui é o momento em que eu entraria num rant imenso sobre como o mundo é dos destros e tenho que fazer muita coisa com a mão direita, tipo usar o mouse ergonômico do trabalho, mas meh, preguiça)

Enfim, meu braço morreu. Tenho evidências no twitter:

Aí eu comecei a mandar audios no whatsapp ligeiramente desesperados para a Gui e ela me perguntou se eu estava bêbada, mas eu só estava com dor. Minha mãe não estava em casa (foi por isso que eu falei com a Gui, óbvio, porque ela é minha mãe substituta, além de Agente Literária) e a Gui mandou eu botar gelo, colocar gelol e descansar. Obedeci, porque sou uma pessoa obediente, diferentemente de CERTOS SERES HUMANOS QUE CONHEÇO.

Daí sexta-feira eu fui para Goiânia porque foi aniversário da Casual Escritora Dayse Dantas e, quando fiz minha meta, havia diminuído o número de palavras por causa desse grande evento, mas ainda achei que escreveria 2000 palavras por dia enquanto estivesse lá. Eu só não tinha planejado que meu braço resolvesse se rebelar, né (mas ainda fiz 800 palavras na sexta e 1066 no sábado, na casa da Dayse).

Sabe, aqui vai um momento de sabedoria de alguém que se deu mal: faça metas realistas. Por algum motivo tosco e inexplicável eu achei que ia conseguir escrever 20000 palavras no carnaval, mesmo indo para Goiânia (e sem considerar a Morte da Minha Mão.  RIP Mão), porque É ÓBVIO QUE ISSO É POSSÍVEL! O Lucas me disse que eu era louca quando mostrei a meta para ele, mas não ouvi.

Eu, durante o carnaval.

Resultado: estou umas 7 mil palavras atrasada na meta.

Daí eu “perdi” outro dia de escrita porque uma parada ruim aconteceu na quarta-feira e sugou todo o meu bom humor e eu só consegui escrever “-Andrei?” no livro e mais nada porque UGH A VIDA É UMA DROGA E UM SACO.

Ontem eu estava bem, mas fiz uma cena difícil (“Andrei?” aparentemente é codinome pra “OLHA BÁRBARA VAMOS TE ZOAR E DAR TRABALHO”), então fiquei um pouco abaixo das 3000 palavras que tinha planejado. Pelo lado bom, toda essa diminuição da carga de palavras diárias fez com que minha mão voltasse das suas férias!!

Espero que essa semana seja melhor e que eu acabe logo esse primeiro rascunho porque EU SÓ QUERO JOGAR DRAGON AGE INQUISITION. Inclusive ontem tava lembrando do Cullen e chorando enquanto escrevia porque sdds my precious baby

FOR YOU, I’LL TRY, INQUISITOR.

¹Ah, salompas: aparentemente o nome oficial é emplastro gelatinoso analgésico e antiinflamatório, mas sempre será salompas em meu coração).

3 Comments

  1. MEU DEUS COMO EU TE ENTENDO ;-;

    Eu fiz uma meta impossível duas vezes. Ano passado quando comecei meu livro de ficção científica no final de fevereiro, coloquei na cabeça que ia terminar ele até junho.
    Resultado: to no penúltimo capítulo agora.

    No final do ano passado comecei outro e planejei terminar ele até o fim de fevereiro.
    Realidade: to no capítulo 5 ainda (de uns 30).

    É, não dá pra ter tudo nessa vida (embora o atraso do primeiro seja justificado por motivos de: o universo me odeia e fez 2014 um ano Lei de Murphy).

  2. Barbára, muito obrigada por esses diários. Eu estou escrevendo meu livro também, e essa é a vez que fui mais longe. Já cheguei as 9.000 palavras 😀 Uma pena que as 3.000 eu tenha conseguido cumprir só no primeiro dia, e então, escrevi as outras 6.000 ao longo do mês. Haahhaha.

    • barbaram

      March 13, 2015 at 18:27

      Oi, Jully! Que bom que está sendo útil. Como eu disse no primeiro post de todos, você tem que fazer metas que sejam possíveis. Se você só consegue escrever 300 palavras por dia, não se imponha a fazer mais! É importante ir devagar e sempre 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/barba425/public_html/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 81

Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to www.sweetcaptcha.com:80 (php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known) in /home/barba425/public_html/wp-content/plugins/sweetcaptcha-revolutionary-free-captcha-service/library/sweetcaptcha.php on line 81

© 2017

Theme by Anders NorenUp ↑