Diário de escrita #6

Então.

Eu acabei o primeiro rascunho de Anômalos 3 no sábado. SIM, OLHA, ANTES DA DEADLINE ESTENDIDA!!! DOMINEI A DEADLINE COMO O CHRIS PRATT DOMINA AQUELES DINOSSAUROS NOS TRAILERS DE JURASSIC WORLD!!

CALMA DEADLINE, CALMA

Gosto de separar o processo de escrita em dois momentos: um em que você monta a história e o momento em que você escreve a história. No meu caso, o primeiro processo começa anos antes do último e continua mesmo depois que você adiciona o último ponto final na história. Considerando os dois processos, já foram uns 4 anos do início do processo até o momento. Se você considerar só sentar e escrever, tirando as tentativas frustradas que tive antes (3, para ser mais precisa), foram três meses sentando a bunda todos os dias e escrevendo até agora.**Esse é um exemplo clássico do que acontece com um parágrafo quando você escreve cansada e não revisa**

Oh, você pode pensar, acabou de vez?

Nem de longe, ahahaha. Agora é que vem a parte interessante: revisar. O primeiro rascunho é uma bagunça de ideias mais ou menos conexas, com repetições, erros de continuidade dentro da mesma cena, problemas de passagem de tempo, alguns personagens que inicialmente iriam ser mais importantes do que foram e vice e versa e é necessário aparar todas essas arestas antes de enviar para a editora. Mas também é necessário um pouco de distanciamento do texto para poder perceber os problemas, por isso que as próximas duas semanas, mais ou menos, serão de descanso. Além disso, enviei o arquivo para os meus betas e para a Gui e quando voltar para mim, vou juntar minhas considerações e as modificações que acho necessárias com as considerações deles e colocar a mão na massa.

Só depois dessas modificações que envio o texto para a editora, onde eles vão ler e… sugerir mais modificações. Ou seja: eu vou ler esse livro até não aguentar mais, adicionando e aparando palavras. É por isso que uma das dicas mais importantes para quem escreve é escreva o que gostaria de ler. Você vai trabalhar com esse texto tantas vezes que se for algo que não gosta muito vai enjoar depois da segunda ou terceira leitura.

EU TER TERMINADO SIGNIFICA QUE:

1) Terminei de ver Unbreakable Kimmy Schmidt, nova série da Netflix. Nota 8/10, tem umas piadas muito boas, é agradável de ver mas alguns episódios me incomodaram um pouco. A ABERTURA É GENIAL.
EXEMPLO CLÁSSICO DO MEU EPISÓDIO FAVORITO:

SUAS EXPERIÊNCIAS NÃO SÃO UNIVERSAIS!!

2) Vi Kingsman!!!!!! E OMG A VIOLÊNCIA NESSE FILME É TÃO LINDA!!!!!!!! Foi bem legal, mas podia ter passado sem uma cena no final e seria muito mais divertido e badass se o Eggsy fosse uma menina chav. Aliás, Lancelot rainha, o resto nadinha.

VIVI PARA VER COLIN FIRTH QUEBRANDO TODOS

3) VOLTEI A JOGAR DRAGON AGE. TÔ QUASE ZERANDO!!!!!111!!!!!!!!!!!!!

QUE LEGAL QUE VOCÊ VOLTOU PRA JOGAR, BÁRBARA

Também significa que eu deveria tirar um tempo para descansar, como eu disse acima, mas minha mente oscila entre enumerar os problemas no manuscrito que eu vou ter que revisar em breve e em ME EMPURRAR PARA O PRÓXIMO PROJETO. Eu não pretendo sentar para escrever esse outro projeto (ok, vamos chamá-lo de STARSHIPS. Sim, pode começar a cantar Nicki Minaj) por enquanto porque a voz da protagonista é bem diferente da voz da Sybil e vai dar rolo quando eu tiver que voltar para anômalos, mas eu posso estruturar melhor a história. Então acho que os próximos dois posts (sim, eu vou postar na sexta-feira novamente) serão sobre esse processo do worldbuilding, de construção de personagens e de como eu elaboro o enredo de Starships.

LET’S DO THIS ONE MORE TIME

MAS UM GIF QUE ME REPRESENTA NESSE MOMENTO

2 Comments

  1. Nossa, escrever um livro começa muito antes de por a mão na massa. Eu, por exemplo, sempre fui do tipo, que antes de dormir inventa uma historinha, sabe? E ela fluia bem na minha cabeça, mas não fluia bem no papel. Mas agora a minha está finalmente engranando, e eu sei que mesmo depois de dá um ponto final, ainda vão me acompanhar por um bom tempo.

    • barbaram

      March 13, 2015 at 18:29

      Sim, é preciso certo tempo para amadurecer as ideias. Espero que consiga terminar essa história, mas se não conseguir, tudo bem também. Tem vezes que a gente escreve a história quase toda mas não consegue terminar ela por… motivos estranhos e inexplicáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*


© 2017

Theme by Anders NorenUp ↑